domingo, 30 de dezembro de 2012

Arroz com Pequi na Chapada dos Guimarães

Viajei dois mil quilômetros até a Chapada dos Guimarães pra descansar de um ano difícil, mas cheio de descobertas e aprendizados que não se encontram na calmaria. Também do tráfego infernal que nos impõe a política do governo de incentivo às industrias automobilística e do petróleo; dos fogos de artifício que como tudo o que é artificial evito sempre que posso; do pancadão e dos "funks" antes carioca e agora apropriados por todos os estados que se amplificam em centenas de decibéis, nos equipamentos de som automotivos, por seus admiradores, trogloditas culturais que, carentes de agredir fisicamente os desconhecidos, escolheram esse caminho "democrático" e "pacífico" de machucar indefesos. Dos editoriais de final de anos e seus papais-noéis, das desgraças que mostram antes dos exemplos de superação de quem viveu a desgraça exibida no ano passado.
Vim buscar na natureza a inspiração, fonte de tudo o que posso fazer de bom pra mim e para os meus. Com a biodiversidade, aprender a simetria e a mescla das cores e dos elementos, ouvir e ver os pássaros, contemplar o horizonte, beber na fonte a água limpa que ainda nos resta. Banhar-me de rio, comer e beber novos sabores, dormir sem hora pra acordar.
Mas na Chapada dos Guimarães pouco resta deste paraíso idealizado, o progresso chegou amplificado pelas diferenças gritantes de classe, valores e cultura (a da soja principalmente), aqui o Brasil se escancara e o pancadão me persegue. Insisto na busca e encontro consolo na visão das araras que voam assustadas ao som dos rojões e sob a carcaça de uma onça empalhada na sala chic de uma pousada charmosa e bem cuidada. Me oferecem arroz de pequi e com isso me contento, meu possível paraíso tem bastante do que eu gosto.

Receita de Arroz de Pequi Saudável

Ingredientes:
1/2 xíc. de arroz integral cateto
1/2 xíc. de arroz integral vermelho
1/2 xícara de arroz negro
3 xícaras de água fervendo
1 cebola roxa média
4 dentes de alho
100gr de pasta de pequi
Óleo vegetal para refogar
Sal a gosto

Preparo

- Em uma panela de pressão aqueça um fio de óleo e Refogue a cebola e o alho bem picados
- Acrescente os arrozes e mexa por uns 2 minutos
- Acrescente a pasta de pequi e mexa mais um minuto, agora em fogo baixo
- Cubra o arroz com a água fervendo e acrescente sal a gosto.
- Tampe a panela e aguarde dar pressão em fogo baixo
- Deixe na pressão por 10 minutos em gogo baixo
- Desligue o fogo e embaixo de água corrente retire a pressão e deixe esfriar uns dez minutos com a panela aberta.
Serve 4 pessoas


Um comentário: